PROJETO - Alfabetização de Futuros e Soft Skills na Escola Pública - Aula 02
AULA 2 – Alfabetização de futuros e softskills
Hoje conversamos um pouco sobre os resultados da avaliação
inicial e refletimos sobre como pensamos o futuro.
Sobre os resultados do nosso grupo que estão disponíveis no post da aula 01 temos no trabalho de Peter Beshop algumas considerações importantes que gostaríamos de deixar em destaque aqui:
- Sobre poder saber o futuro - Não podemos ter certeza, porém podemos pensar em como pode ou poderia ser. Por tanto dependendo de como a pessoa entende a ideia de saber sobre o futuro a resposta pode variar.
- Existe um futuro ou vários? O futuro é plural e não singular e essa pluralidade nos permite influenciar o futuro.
- Para fazer uma previsão útil, quanto tempo podemos planejar ou pensar o futuro? Dependendo da área e profissão da pessoa a preferência pode variar, porém o futuro próximo ou de curto prazo costuma estar definido, pensar e planejar futuros em períodos mais longos, segundo os futuristas, pode trazer resultados supreendentemente positivos, apesar da vulnerabilidade e fragilidade do mundo de hoje.
- O que é melhor para entender o futuro a longo prazo? Previsões claras não são possíveis por não conseguirmos ter certeza do futuro, sendo assim vários futuros se torna a melhor opção permitindo estarmos preparados para uma faixa maior de eventos.
- O futuro já está determinado? Não, a indeterminação do futuro nos permite exercer influência sobre ele.
- O que mais influencia o futuro a longo prazo? Tendências, eventos e nossas escolhas influenciam igualmente, pois o futuro é a combinação de todos eles.
- O que mais influencia o futuro a longo prazo? Demografia, ambiente físico, tecnologia, economia, governo, cultura; todos influenciam igualmente. Dependendo da área da pessoa pode haver a percepção a partir do olhar de quem analisa, porém os futuristas costumam observar todas as influências.
- Qual é a maior causa de erros de um previsor? As premissas que ele possue. Nossas suposições impactam mais as previsões e são muitas vezes mais difíceis de serem percebidas por nós mesmos.
- Qual atitude em relação ao futuro é a mais correta? Otimista, pessimista, transformacionista e fatalista, todas são corretas, pois o futuro é plural e todas as visões precisam ser consideradas para se ter uma boa visão do futuro.
- Contar histórias sobre futuros possíveis, mas improváveis é útil, pois são a melhor forma de transmitir um ponto de vista. Histórias para os futuristas são chamados de cenários e todo cenário imaginado deve ser analisado e considerado.
Para
isso trabalhamos o Desafio 1 do PlayBook disponível online na versão em
inglês como comentado na aula anterior e com link disponibilizado.
Primeiro perguntamos para os estudantes quando pensam na palavra "Futuro" o que vem a mente? Dentre as respostas tivemos muitos comentários interessantes como:
- Separação da família - Para um dos estudantes pensar no futuro traz a questão da independência que acaba promovendo um certo afastamento da família.
- Destruição do planeta e fim da vida na Terra - Alguns alunos trouxeram a necessidade de cuidarmos do planeta para não acabarmos com ele.
- Pessoas vivendo em Marte - Antenados com as informações atuais essa ideia surgiu até mesmo como uma forma de sair do Planeta antes que ele acabe caso não seja possível salvá-lo.
- Tecnologia - Ao pensar no futuro acreditam que cada vez mais teremos elementos tecnológicos no cotidiano.(Inteligência artificial, robôs, etc.)
Atividade
– Visões do Futuro
Proposta
– Pense daqui 20 anos no futuro; o que você veria se estivesse lá? Não existe
certo nem errado, apenas pense em diversas áreas da vida e imagine como as
coisas seriam ou estariam. Descreva o cenário com textos e desenhos.
Após a
elaboração dos trabalhos os participantes compararam o que produziram
verificando semelhanças e diferenças na forma de pensar.
Dentre as respostas dos estudantes separamos alguns destaques:
- A grande maioria acredita que estarão bem, vivendo nas suas próprias casas e com bichos de estimação.
- Alguns casados.
- Fim da fome, guerras e crueldades. Crença em um planeta regenerado.
- Carros voadores movidos a combustível produzido com o lixo.
- Máquinas de teletransporte.
- Colonização de outros planetas.
- Expansão do sistema solar.
- Aprendizagem pela dor após perder boa parte da natureza.
- Perda de empregos devido a inteligência artificial e robôs.
- Mudança do tipo de vagas de emprego e trabalho.
- Trabalho em casa e pela internet.
- Uso de hologramas para diversas áreas.
- Carros autônomos, máquinas para produzir plantas para recompor a flora e para produzir água.
- Descoberta da vida inteligente em outros planetas.
- Mais pandemias.
Na
sequência fizemos um QUIZ para definir o perfil de cada um ao pensar no futuro,
sendo os seguintes perfis os possíveis: observador (consegue ver bem o que acontece ao
redor), navegador (confiantes e limitam as incertezas), explorador (sonhadores
e enxergam bem as situações) e cartógrafo (imaginativos, otimistas e líderes).
Reflexão
final
Compare os
estilos e as visões de cada um, veja os pontos úteis e ameaças.
Pense na
sua visão e veja como ela pode ser útil para você a medida que for
envelhecendo.
Pense na visão de um colega e indique como ela pode ser útil para você também.
Ao término das discussões abrimos para a troca final e os estudantes chegaram a conclusão de que ouvir os outros é importante para agregarmos valor e outras ideias ao que temos como certo para ampliarmos a nossa visão, assim como pensar sobre o nosso futuro nos ajuda a refletir sobre o que precisamos mudar e melhorar para caminhar em direção a esse futuro desejado.
Aqui deixamos um link do nosso canal no youtube com mais explicações sobre a nossa aula 02 do projeto. Aula 02 - https://youtu.be/eDgho2S6KIc
Comentários
Postar um comentário