Projeto Foca no Foco - Coaching e Inteligencia Emocional para os alunos do ensino público
Foca no Foco –
Coaching e Inteligência Positiva na Escola
Período de Desenvolvimento do Trabalho:
de 20 de
agosto a 17 de dezembro de 2018.
Justificativa: Esse projeto surgiu
da necessidade de oferecer aos alunos uma atividade extracurricular,
proporcionando autoconhecimento, motivação, positividade e organização pessoal
e auxiliando os mesmos a se perceberem como sujeitos dentro do processo ensino
aprendizagem como consta nos objetivos do Projeto Político Pedagógico da Escola
e com praticamente todos os itens das Competências existentes na BNCC. O
Coaching e a Inteligência positiva são hoje primordiais para a formação de
cidadãos capazes de se autogerirem, com controle emocional e eficácia,
características que maximizam o aprimoramento de competências e possibilitam
uma condição melhor de construção do conhecimento, qualificando o processo de
ensino e aprendizagem.
Objetivos: Aumentar
a autoestima visando à melhoria do
processo de ensino/aprendizagem, desenvolver técnicas para
autoconhecimento melhorando as
relações de convívio, diminuição da ansiedade e aumento do
autocontrole, melhoria do foco e atenção, provocar uma influência positiva
sobre a autoimagem e concepção de vida, geração de autonomia a partir do
autoconhecimento, da auto reponsabilidade e da elaboração de projeto de vida,
metas e objetivos a curto, médio e longo prazo além da mudança de hábitos e
mindset relacionados a agir com maior resignação perante os obstáculos da vida
focando em soluções de problemas, e nas potencialidades e forças positivas
pessoais e do próximo, aumentando a empatia e o senso de vida comunitária com
um propósito maior proveniente de motivações intrínsecas gerando sensação de
bem-estar social, comunitário, de carreira e físico/mental.
Atividades
Desenvolvidas: O processo desenvolvido teve como base a
Metodologia Personal and Professional Coaching da Sociedade Brasileira de
Coach, em encontros semanais em contra turno dos alunos com duração de 1h30min
cada, essa turma em específico contava com 20 alunos em média podendo variar
entre 15 e 30 tranquilamente. As sessões ou encontros sempre aconteceram no
mesmo formato com uma introdução expositiva relacionada ao tema que seria
trabalhado, apresentação da ferramenta que os alunos utilizariam podendo essa
etapa ser em grupo ou individual de acordo com o objetivo e as possibilidades
dessa ferramenta, a realização da ferramenta com debates em grupo durante e
depois da execução da mesma, roda de conversa para debate sobre a experiência e
fechamento com o que chamamos de TO DO, que faz uma retomada do conteúdo do
dia, análise e checagem das aprendizagens pelos próprios alunos, conclusões,
avaliações pessoais e elaboração individual com escolha pessoal de cada aluno
de uma tarefa para fazer ao longo da semana até a próxima sessão. A partir da
segunda sessão, em todo início de aula passamos a utilizar o que chamamos de
FOLLOW UP, que é uma ferramenta para análise e debate de como foi o
desenvolvimento das tarefas da semana, aprendizagens e insights obtidos entre
as duas sessões.
A
metodologia segue uma lógica definida pelo acrônimo FARM que significa, Foco,
Ação, Resultado e Melhorias, ciclo de execução que acontece entre cada sessão e
é ensinada ao longo do processo para que os alunos passem a utilizar para
projetos maiores ao longo da vida.
Sequência
de atividades:
·
Nível de Satisfação: para análise de 12 áreas
da vida entre, acadêmico, familiar, relacionamentos, social, etc. Essa
ferramenta inicia um processo de reflexão sobre a vida e gera autoconhecimento,
além de promover a escolha de uma área para ser usada como alavanca no processo.
· Resultados esperados: ferramenta que estimula
a reflexão sobre o eu atual e o eu ideal em relação ao que deseja mudar e
conquistar de acordo com as reflexões anteriores.
·
Ganhos e Perdas: para auxiliar o aluno a
compreender que toda escolha na vida gera ganhos em alguns aspectos e perdas em
outros e tomar conhecimento antecipando essas situações para auxiliar nas
escolhas e na manutenção do foco e persistência.
·
SWOT: ferramenta que avalia as forças,
fraquezas, oportunidades e ameaças para os desafios e metas, dessa maneira é
possível analisar o potencial de realização e os caminhos que podem ser
utilizados, facilitando no planejamento e também antecipando as dificuldades
que poderão ser encontradas para desenvolvimento pessoal.
·
Forças de Caráter: A teoria do Doutor Martin
Seligman, pai da psicologia positiva é apresentada aos alunos falando sobre as
6 virtudes do ser humano e as 24 forças de caráter inerentes a qualquer pessoa.
Logo após os alunos executam um teste gratuito na internet, VIA ME, para
saberem qual a ordem das suas forças. A partir daí alguns exercícios de
reflexão são propostos para que os alunos possam aprender a utilizar melhor
essas forças.
·
Sabotadores: Com base no livro de Shizard
Shamine, Inteligência Positiva, os
alunos são apresentados a teoria dos sabotadores, do coeficiente de
positividade e da teoria da auto responsabilidade para depois realizarem outro
teste gratuito na internet que traz informações sobre esses tópicos previamente
abordados possibilitando gerar ainda mais autoconhecimento e elaboração de
estratégias para lidar com sabotadores, positividade e geração de auto
responsabilidade.
·
Sonhos e Crenças: nesse momento, já melhores
preparados, os alunos passam a refletir com maior abertura e capacidade de
sonhar nos seus desejos, expectativas com a vida, objetivos e metas, realizando
uma ferramenta que permite “sonhar” com novas possibilidades, ao mesmo tempo em
que desmascaram algumas crenças limitantes possibilitando a intervenção para
transformá-las em crenças fortalecedoras.
·
Modelo AF: Ferramenta que trabalha crenças
limitantes, pensamentos negativos, emoções negativas para gerar novas crenças
fortalecedoras, novos pensamentos, novos comportamentos e assim novas emoções.
·
Ensaio Mental: Nesse momento os alunos são
apresentados a PNL (Programação Neuro-Linguística), teorias como Ciclo da
Realidade do Pensamento, Ciclo de Controle, Mindset Fixo e de Crescimento, etc.
dessa forma o entendimento de como o cérebro funciona para criação de rotinas
no subconsciente serve para que possam aprender a treinar o cérebro a
substituir determinados padrões por outros mais eficientes, porém de forma
consciente. Essa técnica leva os alunos a aprenderem a fazer o treino mental
para acessar informações passadas e substituí-las através da concentração e
meditação.
·
Mindfulness: Presença plena, técnica para
controle da atenção que permite o controle da ansiedade e ensina como superar
as dificuldades impostas pelo excesso de informação provenientes da tecnologia
e modo de vida atual das crianças e adolescentes. Novamente teorias baseadas em
neurociência são apresentadas de forma didática possibilitando aos alunos
entenderem como o cérebro trabalha em carga elevada ao ser exposto a
multitarefas e o quanto isso é prejudicial para os resultados das tarefas e
para a estafa mental.
·
DreamList e RoadMap: Agora uma lista com base
em metas das diversas áreas da vida com prazos curtos, médios e longos é
elaborada e uma técnica de planejamento do caminho executada do fim para o
começo é feita para que os alunos possam entender melhor esse percurso,
defini-lo e ao mesmo tempo elaborar estratégias para realizá-lo.
·
Especificação de Objetivos: A teoria do
objetivo SMART é ensinada e nesse ponto os alunos aprendem que para definir
metas e ações claras é necessário ser Específico(S), Mensurável(M), Alcançável
(A), Relevante (R) e com Tempo definido (T).
·
Missão e Valores: Uma frase individual é
criada apoiada nos valores, competências, forças, objetivos, etc., de cada
aluno para que ela possa guiar suas escolhas e passos ao longo da vida, essa
frase tem forte impacto, pois é gerada utilizando todo o autoconhecimento
adquirido no projeto fazendo com que seja altamente significativa e relevante
para o aluno. Uma reflexão aprofundada sobre valores pessoais é feita elencando
os 5 principais valores que devem nortear a vida de cada um.
·
Administração de Tempo: Uma ferramenta que
auxilia a elencar atividades importantes para os objetivos, importantes para os
relacionamentos com impacto ao “outro”, pouco importante que devem ser feitas
em pequena quantidade, delegáveis e elimináveis, para que dessa forma consigam
maximizar e melhor utilizar o tempo.
·
Sumário de Coaching: uma retomada de todo o
processo para reflexão sobre o caminho trilhado e validação das aprendizagens.
Recursos
Humanos: Professor responsável e alunos
Materiais
Utilizados: Livro de apoio com metodologia, lousa, giz e
material dos alunos como caderno, lápis e caneta.
Produção dos alunos: à esquerda o modelo de Ganhos e Perdas e à direita uma lista de atividades para trabalhar a administração de tempo.
Resultados
e Avaliação: A avaliação foi feita aplicando a Escala
SEMEAR que mede o nível de florescimento humano nas áreas de
Supremacia/Desenvolvimento, Engajamento, Missão, Emoções Positivas, Alvos e
Relacionamentos de Flora Victoria, Escala de Satisfação nos 5 domínios do
Bem-Estar, Escala PANAS de Watson, D., Clarck, L. A., e Tellegan, A. e a escala
de satisfação com a vida de Diener, E., Emmons, R. A., Larsen, R. J. e Griffin,
S.,além da auto avaliação a cada sessão com
uso do TO DO e FOLLOW UP como comentado anteriormente.
Os resultados obtidos
foram extremamente significativos: relacionamentos Positivos, Interações Positivas
e Redução de Conflitos na escola e com a família (Melhoria de 50% antes do
projeto para mais de 90%), após o projeto a percepção de emoções positivas em
relação a emoções negativas passou a ser de 24% quando era de apenas 6% antes,
satisfação e sensação de Bem-Estar Acadêmico, Físico, Mental, Social e
Comunitário era inferior a 40% e após o projeto superou os 60%, aumento de
Satisfação com a vida subiu de algo em torno de 40% para mais
ALGUNS RESULTADOS CONQUISTADOS PELOS ALUNOS ATÉ O MOMENTO:
Bibliografia:
Inteligência
Positiva – Shirzad Chamine – Fontanar, 2012.
Apostila
de Formação da Metodologia Personal and Professional Coaching da Sociedade
Brasileira de Coaching.
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