Projeto Foca no Foco - Coaching e Inteligencia Emocional para os alunos do ensino público

Foca no Foco – Coaching e Inteligência Positiva na Escola

Período de Desenvolvimento do Trabalho: de 20 de agosto a 17 de dezembro de 2018.

Justificativa: Esse projeto surgiu da necessidade de oferecer aos alunos uma atividade extracurricular, proporcionando autoconhecimento, motivação, positividade e organização pessoal e auxiliando os mesmos a se perceberem como sujeitos dentro do processo ensino aprendizagem como consta nos objetivos do Projeto Político Pedagógico da Escola e com praticamente todos os itens das Competências existentes na BNCC. O Coaching e a Inteligência positiva são hoje primordiais para a formação de cidadãos capazes de se autogerirem, com controle emocional e eficácia, características que maximizam o aprimoramento de competências e possibilitam uma condição melhor de construção do conhecimento, qualificando o processo de ensino e aprendizagem.

Objetivos: Aumentar a autoestima visando à melhoria do processo de ensino/aprendizagem, desenvolver técnicas para autoconhecimento melhorando as relações de convívio, diminuição da ansiedade e aumento do autocontrole, melhoria do foco e atenção, provocar uma influência positiva sobre a autoimagem e concepção de vida, geração de autonomia a partir do autoconhecimento, da auto reponsabilidade e da elaboração de projeto de vida, metas e objetivos a curto, médio e longo prazo além da mudança de hábitos e mindset relacionados a agir com maior resignação perante os obstáculos da vida focando em soluções de problemas, e nas potencialidades e forças positivas pessoais e do próximo, aumentando a empatia e o senso de vida comunitária com um propósito maior proveniente de motivações intrínsecas gerando sensação de bem-estar social, comunitário, de carreira e físico/mental.
Atividades Desenvolvidas: O processo desenvolvido teve como base a Metodologia Personal and Professional Coaching da Sociedade Brasileira de Coach, em encontros semanais em contra turno dos alunos com duração de 1h30min cada, essa turma em específico contava com 20 alunos em média podendo variar entre 15 e 30 tranquilamente. As sessões ou encontros sempre aconteceram no mesmo formato com uma introdução expositiva relacionada ao tema que seria trabalhado, apresentação da ferramenta que os alunos utilizariam podendo essa etapa ser em grupo ou individual de acordo com o objetivo e as possibilidades dessa ferramenta, a realização da ferramenta com debates em grupo durante e depois da execução da mesma, roda de conversa para debate sobre a experiência e fechamento com o que chamamos de TO DO, que faz uma retomada do conteúdo do dia, análise e checagem das aprendizagens pelos próprios alunos, conclusões, avaliações pessoais e elaboração individual com escolha pessoal de cada aluno de uma tarefa para fazer ao longo da semana até a próxima sessão. A partir da segunda sessão, em todo início de aula passamos a utilizar o que chamamos de FOLLOW UP, que é uma ferramenta para análise e debate de como foi o desenvolvimento das tarefas da semana, aprendizagens e insights obtidos entre as duas sessões.
A metodologia segue uma lógica definida pelo acrônimo FARM que significa, Foco, Ação, Resultado e Melhorias, ciclo de execução que acontece entre cada sessão e é ensinada ao longo do processo para que os alunos passem a utilizar para projetos maiores ao longo da vida.

Sequência de atividades:

·         Nível de Satisfação: para análise de 12 áreas da vida entre, acadêmico, familiar, relacionamentos, social, etc. Essa ferramenta inicia um processo de reflexão sobre a vida e gera autoconhecimento, além de promover a escolha de uma área para ser usada como alavanca no processo.

·                   Resultados esperados: ferramenta que estimula a reflexão sobre o eu atual e o eu ideal em relação ao que deseja mudar e conquistar de acordo com as reflexões anteriores.
·         
        Ganhos e Perdas: para auxiliar o aluno a compreender que toda escolha na vida gera ganhos em alguns aspectos e perdas em outros e tomar conhecimento antecipando essas situações para auxiliar nas escolhas e na manutenção do foco e persistência.
·         
        SWOT: ferramenta que avalia as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças para os desafios e metas, dessa maneira é possível analisar o potencial de realização e os caminhos que podem ser utilizados, facilitando no planejamento e também antecipando as dificuldades que poderão ser encontradas para desenvolvimento pessoal.
·         
      Forças de Caráter: A teoria do Doutor Martin Seligman, pai da psicologia positiva é apresentada aos alunos falando sobre as 6 virtudes do ser humano e as 24 forças de caráter inerentes a qualquer pessoa. Logo após os alunos executam um teste gratuito na internet, VIA ME, para saberem qual a ordem das suas forças. A partir daí alguns exercícios de reflexão são propostos para que os alunos possam aprender a utilizar melhor essas forças.
·         
         Sabotadores: Com base no livro de Shizard Shamine, Inteligência Positiva,  os alunos são apresentados a teoria dos sabotadores, do coeficiente de positividade e da teoria da auto responsabilidade para depois realizarem outro teste gratuito na internet que traz informações sobre esses tópicos previamente abordados possibilitando gerar ainda mais autoconhecimento e elaboração de estratégias para lidar com sabotadores, positividade e geração de auto responsabilidade.
·         
          Sonhos e Crenças: nesse momento, já melhores preparados, os alunos passam a refletir com maior abertura e capacidade de sonhar nos seus desejos, expectativas com a vida, objetivos e metas, realizando uma ferramenta que permite “sonhar” com novas possibilidades, ao mesmo tempo em que desmascaram algumas crenças limitantes possibilitando a intervenção para transformá-las em crenças fortalecedoras.
·         
       Modelo AF: Ferramenta que trabalha crenças limitantes, pensamentos negativos, emoções negativas para gerar novas crenças fortalecedoras, novos pensamentos, novos comportamentos e assim novas emoções.
·         
         Ensaio Mental: Nesse momento os alunos são apresentados a PNL (Programação Neuro-Linguística), teorias como Ciclo da Realidade do Pensamento, Ciclo de Controle, Mindset Fixo e de Crescimento, etc. dessa forma o entendimento de como o cérebro funciona para criação de rotinas no subconsciente serve para que possam aprender a treinar o cérebro a substituir determinados padrões por outros mais eficientes, porém de forma consciente. Essa técnica leva os alunos a aprenderem a fazer o treino mental para acessar informações passadas e substituí-las através da concentração e meditação.
·        
           Mindfulness: Presença plena, técnica para controle da atenção que permite o controle da ansiedade e ensina como superar as dificuldades impostas pelo excesso de informação provenientes da tecnologia e modo de vida atual das crianças e adolescentes. Novamente teorias baseadas em neurociência são apresentadas de forma didática possibilitando aos alunos entenderem como o cérebro trabalha em carga elevada ao ser exposto a multitarefas e o quanto isso é prejudicial para os resultados das tarefas e para a estafa mental.
·         
             DreamList e RoadMap: Agora uma lista com base em metas das diversas áreas da vida com prazos curtos, médios e longos é elaborada e uma técnica de planejamento do caminho executada do fim para o começo é feita para que os alunos possam entender melhor esse percurso, defini-lo e ao mesmo tempo elaborar estratégias para realizá-lo.
·         
          Especificação de Objetivos: A teoria do objetivo SMART é ensinada e nesse ponto os alunos aprendem que para definir metas e ações claras é necessário ser Específico(S), Mensurável(M), Alcançável (A), Relevante (R) e com Tempo definido (T).
·         
        Missão e Valores: Uma frase individual é criada apoiada nos valores, competências, forças, objetivos, etc., de cada aluno para que ela possa guiar suas escolhas e passos ao longo da vida, essa frase tem forte impacto, pois é gerada utilizando todo o autoconhecimento adquirido no projeto fazendo com que seja altamente significativa e relevante para o aluno. Uma reflexão aprofundada sobre valores pessoais é feita elencando os 5 principais valores que devem nortear a vida de cada um.
·         
        Administração de Tempo: Uma ferramenta que auxilia a elencar atividades importantes para os objetivos, importantes para os relacionamentos com impacto ao “outro”, pouco importante que devem ser feitas em pequena quantidade, delegáveis e elimináveis, para que dessa forma consigam maximizar e melhor utilizar o tempo.
·        
         Sumário de Coaching: uma retomada de todo o processo para reflexão sobre o caminho trilhado e validação das aprendizagens.

Recursos Humanos: Professor responsável e alunos

Materiais Utilizados: Livro de apoio com metodologia, lousa, giz e material dos alunos como caderno, lápis e caneta.

      Produção dos alunos: à esquerda o modelo de Ganhos e Perdas e à direita uma lista de atividades para trabalhar a administração de tempo.

Resultados e Avaliação: A avaliação foi feita aplicando a Escala SEMEAR que mede o nível de florescimento humano nas áreas de Supremacia/Desenvolvimento, Engajamento, Missão, Emoções Positivas, Alvos e Relacionamentos de Flora Victoria, Escala de Satisfação nos 5 domínios do Bem-Estar, Escala PANAS de Watson, D., Clarck, L. A., e Tellegan, A. e a escala de satisfação com a vida de Diener, E., Emmons, R. A., Larsen, R. J. e Griffin, S.,além da auto avaliação a cada sessão com  uso do TO DO e FOLLOW UP como comentado anteriormente.
Os resultados obtidos foram extremamente significativos: relacionamentos Positivos, Interações Positivas e Redução de Conflitos na escola e com a família (Melhoria de 50% antes do projeto para mais de 90%), após o projeto a percepção de emoções positivas em relação a emoções negativas passou a ser de 24% quando era de apenas 6% antes, satisfação e sensação de Bem-Estar Acadêmico, Físico, Mental, Social e Comunitário era inferior a 40% e após o projeto superou os 60%, aumento de Satisfação com a vida subiu de algo em torno de 40% para mais 

ALGUNS RESULTADOS CONQUISTADOS PELOS ALUNOS ATÉ O MOMENTO:






Bibliografia:

Inteligência Positiva – Shirzad Chamine – Fontanar, 2012.

Apostila de Formação da Metodologia Personal and Professional Coaching da Sociedade Brasileira de Coaching.




Comentários

Visitas

Boas Vindas

Professor Homenageado pelo CREF

PROJETO - Alfabetização de Futuros e Soft Skills na Escola Pública - Aula 01

PROJETO - Alfabetização de Futuros e Soft Skills - AULA 03

PROJETO - AULA 07 a 10 - Leis das pessoas de Sucesso, Satisfação com a vida, Eu Ideal e Ganhos e Perdas

PROJETO - Alfabetização de Futuros - Aula 04

PROJETO - Alfabetização de Futuros e Soft Skills na Escola Pública - Aula 02

PROJETO - Alfabetização de Futuros - Aula 05

PROJETO FUTURISMO SETEMBRO

Publicação de Artigo Internacional - A IMPORTÂNCIA DO BEM-ESTAR NA PRÁTICA DOCENTE