PROJETO - Alfabetização de Futuros e Soft Skills - AULA 03
Na aula de hoje conversamos sobre as aulas anteriores e fizemos um levantamento sobre os pontos importantes a serem retomados. Abaixo um resumo do que foi conversado.
“ALFABETIZAÇÃO DE FUTUROS E SOFT SKILLS”
Aprendizagem
e tarefas feitas nas duas primeiras semanas:
1.
QUIZ sobre Futurismo
a.
Podemos prever o futuro se pensarmos em
possibilidades para ele;
b.
Existem vários futuros possíveis;
c.
Podemos influenciar e modificar o futuro de
acordo com as nossas escolhas;
d.
Previsões para um futuro distante são
importantes, pois nos permitem construir um caminho de maneira mais consistente
impactando mais na construção do que queremos;
e.
É importante termos sempre vários cenários
futuros ao invés de apenas um;
f.
Tendências, eventos e escolhas pessoais
influenciam o futuro;
g.
Todas as áreas devem ser analisadas igualmente
para pensar futuros;
h.
Um dos principais causadores de erros de
previsão são as premissas do previsor;
i.
Para pensar futuros é importante termos visões
otimistas, pessimistas, transformacionistas e fatalistas;
j.
Contar histórias improváveis sobre o futuro é
importante para transmitirmos o que pensamos.
2.
Quando você pensa na palavra futuro o que vem a
sua mente?
3.
Daqui a 20 anos como você imagina o seu futuro,
qual imagem vem a sua mente?
4.
Compartilhar com os outros e ouvir o que os
outro tem a dizer é uma ótima maneira de ampliarmos nossa visão de futuro.
5.
É importante estarmos abertos a novas visões e
entrarmos em ação para influenciarmos o nosso futuro de maneira positiva.
Na sequência falamos da importância de pensarmos também no passado para planejar melhor o futuro e para isso usamos uma dinâmica com Post-it no quadro abordado as áreas do STEEP (Sociedade, tecnologia, economia, ecologia e política).
Nessa dinâmica os estudantes receberam post-its e foram desafiados a escrever 5 palavras, 1 por post-it, sobre algum assunto que na opinião deles teve grande transformação ao longo da história do mundo.
Comentários
Postar um comentário