PROJETO - Alfabetização de Futuros e Soft Skills - AULA 03

     Na aula de hoje conversamos sobre as aulas anteriores e fizemos um levantamento sobre os pontos importantes a serem retomados. Abaixo um resumo do que foi conversado.

    “ALFABETIZAÇÃO DE FUTUROS E SOFT SKILLS”

                Aprendizagem e tarefas feitas nas duas primeiras semanas:

1.       QUIZ sobre Futurismo

a.       Podemos prever o futuro se pensarmos em possibilidades para ele;

b.      Existem vários futuros possíveis;

c.       Podemos influenciar e modificar o futuro de acordo com as nossas escolhas;

d.      Previsões para um futuro distante são importantes, pois nos permitem construir um caminho de maneira mais consistente impactando mais na construção do que queremos;

e.      É importante termos sempre vários cenários futuros ao invés de apenas um;

f.        Tendências, eventos e escolhas pessoais influenciam o futuro;

g.       Todas as áreas devem ser analisadas igualmente para pensar futuros;

h.      Um dos principais causadores de erros de previsão são as premissas do previsor;

i.         Para pensar futuros é importante termos visões otimistas, pessimistas, transformacionistas e fatalistas;

j.        Contar histórias improváveis sobre o futuro é importante para transmitirmos o que pensamos.

2.       Quando você pensa na palavra futuro o que vem a sua mente?

3.       Daqui a 20 anos como você imagina o seu futuro, qual imagem vem a sua mente?

4.       Compartilhar com os outros e ouvir o que os outro tem a dizer é uma ótima maneira de ampliarmos nossa visão de futuro.

5.       É importante estarmos abertos a novas visões e entrarmos em ação para influenciarmos o nosso futuro de maneira positiva.

            Na sequência falamos da importância de pensarmos também no passado para planejar melhor o futuro e para isso usamos uma dinâmica com Post-it no quadro abordado as áreas do STEEP (Sociedade, tecnologia, economia, ecologia e política).


            Nessa dinâmica os estudantes receberam post-its e foram desafiados a escrever 5 palavras, 1 por post-it, sobre algum assunto que na opinião deles teve grande transformação ao longo da história do mundo.

                                             


Modelo retirado do Play Book Teach The Future (Link disponível na AULA 01 do projeto aqui no blog)


Modelo retirado do Play Book Teach The Future (Link disponível na AULA 01 do projeto aqui no blog)
 
        Nas respostas dos estudantes tivemos uma forte influência do momento atual relacionado ao preço dos alimentos, combustível, guerra, pandemia, etc. 
        
        Após anotarem nos papeis os estudantes classificaram conforme foto acima a categoria que eles acreditavam mais se encaixar no modelo STEEP.
    
       Finalizada a colagem os alunos refletiram qual categoria mais mudou segundo o trabalho que produziram, as que mudaram menos, quais categorias tiveram menos mudanças segundo o trabalho produzido, mas que poderia ter mais itens. Por fim refletiram sobre qual das áreas eles acreditam que mais poderá ter mudanças nos próximos anos.

        Ao término da reflexão chegaram a conclusão que as áreas sofrem influência umas das outras e que dependendo da maneira que olham para a palavra escolhida ppodem colocá-la em mais de uma "letra" do acrônimo STEEP.
    
        Finalizando essa dinâmica convidei os estudantes a refletirem em qual área gostariam de fazer um projeto de transformação que acreditam gerar maior impacto positivo nas outras categorias e as duas áreas mais votadas foram: projetos sociais e projetos voltados a tecnologia.

        Para fechar a aula do dia fizemos um jogo também baseado no PlayBook. Os alunos sortearam cards com 5 categorias diferentes e foram desafiados a criar uma história de acordo com as coordenadas. As categorias dos cards eram: ano que aconteceu, pessoa/lugar onde aconteceu, categoria STEEP, cenário de mudança, categoria (engraçado, criativo, assustador, etc). 
  
        Essas histórias serão trabalhadas na aula da próxima semana.

        Na sequência deixo o link para o nosso canal no youtube com a explicação dessa aula.




Comentários

Visitas

Boas Vindas

Professor Homenageado pelo CREF

PROJETO - Alfabetização de Futuros e Soft Skills na Escola Pública - Aula 01

PROJETO - AULA 07 a 10 - Leis das pessoas de Sucesso, Satisfação com a vida, Eu Ideal e Ganhos e Perdas

PROJETO - Alfabetização de Futuros - Aula 04

PROJETO - Alfabetização de Futuros e Soft Skills na Escola Pública - Aula 02

PROJETO - Alfabetização de Futuros - Aula 05

PROJETO FUTURISMO SETEMBRO

Publicação de Artigo Internacional - A IMPORTÂNCIA DO BEM-ESTAR NA PRÁTICA DOCENTE