Projeto Bem-Estar e Florescimento Humano

COACHING, INTELIGÊNCIA EMOCIONAL E PSICOLOGIA POSITIVA NA PROMOÇÃO DO BEM-ESTAR FLORESCIMENTO DOS EDUCANDOS DA REDE MUNICIPAL DE SÃO PAULO



                Encantado com informações do projeto social realizado pela Sociedade Brasileira de Coaching no GRAAC para promoção de Bem-Estar e Florescimento Humano aos funcionários que lidam diariamente com crianças com câncer e seus familiares, resolvi unir o meu conhecimento e experiência em Life Coaching com o livro Semeando Felicidade: Psicologia Positiva Aplicada da Mestre em Psicologia Positiva Flora Victoria na rede pública da cidade de São Paulo e levar aos alunos um projeto para auxiliar no aumento de autoestima, auto responsabilidade, autocuidado, foco, melhoria nos relacionamentos e preocupação com aspectos sociais e comunitários.

                Com pouco mais de um ano, o projeto teve início no segundo semestre de 2018 tendo em média a frequência de 15 a 20 alunos de oitavo e nono anos. Tendo a duração de 1 hora e meia, cada encontro busca desenvolver uma temática diferente seguindo a seguinte estrutura: teoria sobre o foco do encontro, explicação e aplicação de uma ferramenta (nome dado ao exercício de reflexão na metodologia de coaching), debate em grupo, conclusões e fechamento com uma proposta de tarefa que o próprio aluno coloca para si para realizar ao longo da semana relacionada ao que desenvolveu no dia. No encontro seguinte iniciamos retomando a sessão anterior e abrindo espaço para que alguns alunos falem das suas experiências ao longo de semana.

                A sequência abordada pelo livro de Flora Victoria tem uma estrutura simbolizada pelo acrônimo SEMEAR que são abreviações das seguintes áreas:

1.       Supremacia, desenvolvimento e otimização – A relação e reflexão sobre o Eu Atual e Eu Ideal nas diversas áreas do Bem-Estar (Físico/Mental, Carreira/Acadêmico, Social e Comunitário) é trabalhada para desenvolver autoconhecimento e ao mesmo tempo para gerar no aluno otimismo e autoestima como forma de promover e ampliar suas perspectivas de vida. Ideias sobre Ganhos e Perdas nas escolhas da vida, administração de tempo e mindfulness também são trabalhadas aumentando o repertório e possibilidades dos alunos para suas tomadas de decisões e crescimento pessoal.

2.       Engajamento e uso de forças e virtudes – Os conceitos de engajamento e flow são explicados e trabalhados para que o aluno aprenda a desenvolver motivação intrínseca em atividades que a princípio não vê significado e não se automotiva, além de aplicar a teoria do Doutor Martin Seligman, pai da Psicologia Positiva, sobre Virtudes e Forças de Caráter auxiliando os adolescentes a conhecerem e valorizarem suas forças pessoais e dos colegas estimulando o desenvolvimento e ênfase no uso dessas características e da valorização das forças do grupo.

3.       Missão, propósito e significado – Conhecimento e entendimento dos valores pessoais e dos colegas nos 4 domínios do bem-estar, entendimento do que significa missão de vida, desenvolvimento de senso de propósito de vida e ampliação de motivação para realização e planejamento de metas e objetivos com maior clareza.

4.       Energia, emoções positivas e vitalidade física – entendimento e reconhecimento das emoções positivas, descoberta de crenças limitantes e transformação das mesmas em crenças fortalecedoras, elaboração de práticas de práticas de bondade para desenvolver o senso comunitário e entender o bem-estar gerado emoções voltadas ao próximo, além de criação de agenda para atividades físicas diárias para aumento da vitalidade e bem-estar físico e mental.

5.       Alvos, metas e objetivos – Definição de metas e perseverança são desenvolvidos na elaboração de planejamento de um futuro “ideal” para cada área do bem-estar.

        Relacionamentos e interações – relacionamentos positivos exercem um impacto relevante sobre a felicidade e na qualidade de nossas vidas. Como as  interações sociais acontecem a todo momento, entender como isso se dá e agir de proposito na criação de padrões adequados auxilia fortemente na ampliação do bem-estar. Algumas das ferramentas utilizadas nessa fase são as demonstrações de gratidão e prática de respostas ativa-construtivas.

A seguir alguns gráficos com os dados descritos acima:

O projeto continua acontecendo ampliando foco nos estudos e carreira como ideal de expansão para formação dos professores, de coordenadores, pais, etc.

A seguir mais alguns dados colhidos em setembro de 2019.

AVALIAÇÃO E RESULTADO FINAL

A seguir estão alguns números obtidos com as avaliações realizadas e um link com alguns depoimentos dos alunos após participarem do projeto.

Tivemos os seguintes dados coletados:
1.      Alunos que foram entrando ao longo do projeto em diversos momentos e não participaram de todo o processo.
2.      Alunos que não participaram do projeto de Coaching em 2018 e entraram desde o início em 2019
3.      Alunos que estão desde o princípio do projeto em 2018 e fizeram todo o PPC além do Florescer.

Devido à entrada e saída de alunos, assim como algumas faltas, a avaliação dá apenas uma visão superficial dos resultados, não podendo ser considerada 100% fidedigna.

Abaixo um vídeo com depoimentos dos alunos do projeto:



Música e letra do aluno Isaque após 1 ano e meio de projeto:













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