Projeto Bem-Estar e Florescimento Humano
COACHING,
INTELIGÊNCIA EMOCIONAL E PSICOLOGIA POSITIVA NA PROMOÇÃO DO BEM-ESTAR
FLORESCIMENTO DOS EDUCANDOS DA REDE MUNICIPAL DE SÃO PAULO
Encantado
com informações do projeto social realizado pela Sociedade Brasileira de
Coaching no GRAAC para promoção de Bem-Estar e Florescimento Humano aos
funcionários que lidam diariamente com crianças com câncer e seus familiares,
resolvi unir o meu conhecimento e experiência em Life Coaching com o livro
Semeando Felicidade: Psicologia Positiva Aplicada da Mestre em Psicologia
Positiva Flora Victoria na rede pública da cidade de São Paulo e levar aos
alunos um projeto para auxiliar no aumento de autoestima, auto responsabilidade,
autocuidado, foco, melhoria nos relacionamentos e preocupação com aspectos
sociais e comunitários.
Com
pouco mais de um ano, o projeto teve início no segundo semestre de 2018 tendo
em média a frequência de 15 a 20 alunos de oitavo e nono anos. Tendo a duração
de 1 hora e meia, cada encontro busca desenvolver uma temática diferente
seguindo a seguinte estrutura: teoria sobre o foco do encontro, explicação e
aplicação de uma ferramenta (nome dado ao exercício de reflexão na metodologia
de coaching), debate em grupo, conclusões e fechamento com uma proposta de
tarefa que o próprio aluno coloca para si para realizar ao longo da semana
relacionada ao que desenvolveu no dia. No encontro seguinte iniciamos retomando
a sessão anterior e abrindo espaço para que alguns alunos falem das suas
experiências ao longo de semana.
A sequência
abordada pelo livro de Flora Victoria tem uma estrutura simbolizada pelo
acrônimo SEMEAR que são abreviações das seguintes áreas:
1.
Supremacia, desenvolvimento e otimização – A
relação e reflexão sobre o Eu Atual e Eu Ideal nas diversas áreas do Bem-Estar
(Físico/Mental, Carreira/Acadêmico, Social e Comunitário) é trabalhada para
desenvolver autoconhecimento e ao mesmo tempo para gerar no aluno otimismo e
autoestima como forma de promover e ampliar suas perspectivas de vida. Ideias
sobre Ganhos e Perdas nas escolhas da vida, administração de tempo e
mindfulness também são trabalhadas aumentando o repertório e possibilidades dos
alunos para suas tomadas de decisões e crescimento pessoal.
2.
Engajamento e uso de forças e virtudes – Os
conceitos de engajamento e flow são explicados e trabalhados para que o aluno
aprenda a desenvolver motivação intrínseca em atividades que a princípio não vê
significado e não se automotiva, além de aplicar a teoria do Doutor Martin
Seligman, pai da Psicologia Positiva, sobre Virtudes e Forças de Caráter
auxiliando os adolescentes a conhecerem e valorizarem suas forças pessoais e
dos colegas estimulando o desenvolvimento e ênfase no uso dessas
características e da valorização das forças do grupo.
3.
Missão, propósito e significado – Conhecimento e
entendimento dos valores pessoais e dos colegas nos 4 domínios do bem-estar,
entendimento do que significa missão de vida, desenvolvimento de senso de propósito
de vida e ampliação de motivação para realização e planejamento de metas e
objetivos com maior clareza.
4.
Energia, emoções positivas e vitalidade física –
entendimento e reconhecimento das emoções positivas, descoberta de crenças
limitantes e transformação das mesmas em crenças fortalecedoras, elaboração de
práticas de práticas de bondade para desenvolver o senso comunitário e entender
o bem-estar gerado emoções voltadas ao próximo, além de criação de agenda para
atividades físicas diárias para aumento da vitalidade e bem-estar físico e
mental.
5.
Alvos, metas e objetivos – Definição de metas e
perseverança são desenvolvidos na elaboração de planejamento de um futuro
“ideal” para cada área do bem-estar.
Relacionamentos e interações – relacionamentos
positivos exercem um impacto relevante sobre a felicidade e na qualidade de nossas vidas. Como
as interações sociais acontecem a todo
momento, entender como isso se dá e agir de proposito na criação de padrões
adequados auxilia fortemente na ampliação do bem-estar. Algumas das ferramentas
utilizadas nessa fase são as demonstrações de gratidão e prática de respostas
ativa-construtivas.
A seguir
alguns gráficos com os dados descritos acima:
O projeto
continua acontecendo ampliando foco nos estudos e carreira como ideal de
expansão para formação dos professores, de coordenadores, pais, etc.
A seguir mais
alguns dados colhidos em setembro de 2019.
AVALIAÇÃO E
RESULTADO FINAL
A seguir
estão alguns números obtidos com as avaliações realizadas e um link com alguns
depoimentos dos alunos após participarem do projeto.
Tivemos os
seguintes dados coletados:
1. Alunos que
foram entrando ao longo do projeto em diversos momentos e não participaram de
todo o processo.
2. Alunos que
não participaram do projeto de Coaching em 2018 e entraram desde o início em
2019
3. Alunos que
estão desde o princípio do projeto em 2018 e fizeram todo o PPC além do
Florescer.
Devido à entrada e saída de alunos, assim como algumas
faltas, a avaliação dá apenas uma visão superficial dos resultados, não podendo
ser considerada 100% fidedigna.
Abaixo um vídeo com depoimentos dos alunos do projeto:
Abaixo um vídeo com depoimentos dos alunos do projeto:
Música e letra do aluno Isaque após 1 ano e meio de projeto:
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