PROJETO - Alfabetização de Futuros - Aula 04

 Na nossa aula de hoje começamos a falar sobre o passado das coisas. Sim, isso mesmo, para pensarmos tendências para o futuro é importante conhecermos o passado.

Os alunos foram desafiados a escolherem um tópico para pensarem a parir de hoje durante o projeto, dentre as escolhas listamos algumas aqui abaixo:

- O futuro das questões de gênero;

- O futuro dos carros;

- O futuro dos meios de comunicação;

- O futuro da política no mundo;

- O futuro das viagens espaciais;

- Habitar outros planetas no futuro;

- Avanços na área da saúde para o futuro;

- O futuro dos meios de transporte para deficientes;

- O futuro do meio ambiente e da poluição;

- O futuro e a privacidade;

- O futuro da clonagem;

- O futuro da internet e da inteligência artificial;

- O futuro dos conflitos no mundo.

Com a área definida, cada estudante criou uma nuvem de palavras para o tópico que escolheu como maneira inicial de refletir sobre o tema.

Os temas foram gerados de maneira mais ampla inicialmente para os estudantes desenvolverem uma pequena pesquisa seguindo os seguintes parâmetros:

- Quais as maiores inovações históricas relacionadas ao seu tópico?

- Quais as principais falhas que aconteceram na história sobre o tópico de sua escolha?

- Conheça um pouco mais sobre a história do seu tópico?

- Escreva 3 fatos importantes sobre o seu tópico.

- Escreva 3 perguntas que você tem sobre o seu tópico.

- Escreva 3 fatos interessantes sobre o seu tópico.

Feitas as anotações conversamos um pouco em grupo sobre o que cada um pensa sobre o assunto escolhido e agora é aguardar para o retorno das atividades para a próxima semana.

Canal Youtube aula em vídeo - https://youtu.be/TWukF3p4gPY

Retomando a tarefa da semana passada, alguns estudantes trouxeram histórias que elaboraram a partir de um cenário que foi dado para eles. Abaixo histórias elaboradas por eles:

1 - "Em 2030 surgiu o amigo robô e todos os bebês receberam um para ser seu companheiro a medida que cresciam. Em 2040 um bebê estava brincando com seus outros amigos quando um apagão aconteceu na cidade. Os bebês começaram a chorar e as mães e pais entraram em pânico. Os pais começaram a tocar sinos e todos os celulares dispararam alertas de perigo. Todos na cidade desmaiaram e quando acordaram não encontraram os seus bebês e robôs. Até hoje a lenda diz que o governo tem algo envolvido nisso."

2 - "Em 2030 surgiu o amigo robô e todos os bebês receberam um para serem seus companheiros a medida que cresciam e isso virou uma tradição. Em 2040 um bebê estava brincando com seu amigo robô no parque com seus outros amigos, e de repente o seu robô deu um bug e ficou assustando os bebês e em seguido explodiu."

3 - " O ano é 2070 e vários hackers invadiram o sistema do governo por sede de vingança.  Revelaram vários esquemas de políticos que desviaram dinheiro e fizeram lavagem de dinheiro. Por conta disso, tivemos que evacuar para Marte, sim, Marte. Com máquinas cavaram o solo e colocaram equipamentos para produção de oxigênio, mas o oxigênio é limitado. Estou aqui há 1 mês e o meu oxigênio está acabando, porém trouxeram mais para mim. Os hackers fizeram essa porque o governo estava matando todas as minorias. 


Comentários

Visitas

Boas Vindas

Professor Homenageado pelo CREF

PROJETO - Alfabetização de Futuros e Soft Skills na Escola Pública - Aula 01

PROJETO - Alfabetização de Futuros e Soft Skills - AULA 03

PROJETO - AULA 07 a 10 - Leis das pessoas de Sucesso, Satisfação com a vida, Eu Ideal e Ganhos e Perdas

PROJETO - Alfabetização de Futuros e Soft Skills na Escola Pública - Aula 02

PROJETO - Alfabetização de Futuros - Aula 05

PROJETO FUTURISMO SETEMBRO

Publicação de Artigo Internacional - A IMPORTÂNCIA DO BEM-ESTAR NA PRÁTICA DOCENTE