PROJETO - Alfabetização de Futuros - Aula 05
Na aula de hoje retomamos o exercício sobre estudar o passado daquilo que queremos conhecer o futuro. Os alunos se reuniram para trocar impressões sobre o que pesquisaram.
Para saber mais sobre essa dinâmica é só acessar a aula anterior para verificar como ela foi elaborada.
Após esse primeiro momento discutimos o que quer dizer a palavra tendência e como podemos buscar encontrá-las para pensar no futuro das coisas.
Seguindo o PlayBook da Teach the Future e de acordo com as ideias que surgiram do grupo o termo tendência foi analisado como algo que acreditamos que possa acontecer de acordo com o passado, presente e pensamentos futuros.
As tendências podem ser mais simples e fáceis de serem analisadas dependendo da área, porém extremamente complexas e difícies em outras.
Fizemos análises de situações como: a quantidade de smartphones tem aumentado nos últimos anos e isso tem impactado na diminuição de tempo de qualidade nas famílias. Além dessa análise outras em diversas áreas foram discutidas pensando em fatores que estão aumentando ou diminuindo, depois em fatores que tendem a aumentar ou diminuir de acordo com os fatos atuais ou possíveis eventos futuros.
Além dessa visão os estudantes foram orientados a pensar nas seguintes palavras ao analisarem tendências: continuar, em andamento, esperar, repetindo, provável e aumentando. Todas essas palavras constam no playbook como sugestões ou palavras chave.
Para finalizar foi solicitado aos alunos voltarem ao tópico que escolheram para pesquisar e analisar o passado e agora analisarem tendências tendo com base as seguintes questões:
- O que está mudando?
- Está aumentando ou diminuindo?
- Há quanto tempo a tendência está acontecendo?
- A mudança está acontecendo de maneira consistente ao longo do tempo?
Comentários
Postar um comentário